domingo, 11 de janeiro de 2015

O Que e o Quem


“Que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
O Livro dos Espíritos, Questão 1.

Pitágoras, que viveu no século VI  a.C., foi um dos mais lúcidos Espíritos da antiga Grécia. Chamado sábio pelos discípulos, respondia que era apenas um philosophos.
Em grego, philos, amigo; sophoi, sabedoria.
O filósofo é um amigo do saber.

Para Platão, outro grande sábio grego, a filosofia deve ser exercitada não por mero prazer especulativo, mas como uma necessidade básica do ser humano, em busca da Verdade.
Quem sabe de onde veio, situa-se melhor.
Quem sabe por onde anda, não se perde nos caminhos.
Quem sabe para onde vai, não experimenta perplexidade e desalento.
Ele valorizava extremamente esse empenho. Destacava que a direção das coletividades deve pertencer aos filósofos.
Afirmava:
“A não ser que os filósofos se tornem governantes ou que os governantes se tornem filósofos, não haverá solução para as aflições humanas.”
O grande problema é que raramente essas orientações têm sido observadas.
Os filósofos procuram o saber não por amor à sabedoria, como Pitágoras, nem por amor à Verdade, como Platão. Apaixonados por si mesmos, pretendem decifrar os enigmas do Universo a partir de uma exaltação da própria vaidade.
Quase sempre cometem um erro fundamental:
Ignoram a presença de Deus no Universo, pretendendo explicar a criação sem um Criador.
Diz Jesus, em Mateus, 11:25:
“Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.”
A chave da percepção, que nos coloca em contato com as realidades universais, é a humildade, o reconhecimento da própria pequenez diante do Senhor Supremo, em cujo seio existimos e nos movemos, conforme observava o apóstolo Paulo.
Não menos importante é exercitarmos a razão para apreciar a Regência Divina.
Sem esse empenho incorreremos no milenar engano: conceber um deus antropomórfico, feito à nossa imagem e semelhança, governando a vida universal sob inspiração e paixões típicas da inferioridade humana.
Jeová, o todo poderoso senhor bíblico, vingava-se até a quarta geração daqueles que o ofendiam e determinava que os judeus passassem a fio de espada, em terra inimiga, tudo o que tivesse fôlego ou, mais exatamente, todos os viventes, fossem homens, mulheres, velhos, crianças, aves, peixes, animais...
O deus cristão não tem feito melhor. Basta lembrar que em seu nome sustentaram-se as cruzadas, as fogueiras inquisitoriais, o comércio das indulgências, a monarquia religiosa, a caça às bruxas...
Se falta religiosidade aos pensadores, carece de racionalidade os religiosos.
Homem culto e sensível, professor por profissão, filósofo por vocação, Allan Kardec sempre se preocupou com os problemas humanos, buscando, sobretudo, um sentido para a vida.
Ao entrar em contato com os Espíritos, nas primeiras reuniões a que compareceu em Paris, no ano de 1855, teve a necessária humildade para enxergar o que enfatuados acadêmicos recusavam ver: a presença de homens desencarnados ou as almas dos mortos, dando notícias do continente espiritual, o que abria um promissor campo de pesquisas.
Mas em momento algum renunciou à lógica e ao bom senso, como enfatiza em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”
Em “Obras Póstumas”, destaca, referindo-se à sua iniciação:
“(...)Compreendi, antes de tudo, a gravidade da exploração que ia empreender; percebi, naqueles fenômenos, a chave do problema tão obscuro e tão controvertido do passado e do futuro da Humanidade, a solução que eu procurara em toda a minha vida. Era, em suma, toda uma revolução nas idéias e nas crenças; fazia-se mister, portanto, andar com a maior circunspecção e não levianamente; ser positivista e não idealista, para não me deixar iludir.” (Pág. 268 da 27a. ed. FEB.)
Outro grande mérito de Kardec foi o bem senso de começar seu trabalho de codificação da Doutrina Espírita a partir da idéia fundamental – Deus -, não indo além do que lhe seria dado compreender, com o que evitou especulações fantasiosas.
A primeira pergunta que formulou, ao reconhecer que estava em contato com elevadas Entidades que se propunham a transcendentes revelações, evidencia sua sobriedade e discernimento:
“Que é Deus?”
Normalmente se perguntaria: Quem é Deus?
Soa melhor.
No entanto, qualquer estudante secundário sabe que há uma diferença fundamental entre os pronomes que e quem.
Quem é Jesus?
Um judeu nascido em Belém, filho do carpinteiro José e sua esposa Maria. Viveu em Nazaré. Morreu crucificado em Jerusalém.
Que é Jesus?
O autor dos ensinamentos que deram origem ao Cristianismo, um movimento religioso que em vários segmentos constitui hoje a crença predominante no Ocidente.
O pronome quem implica identificação.
O pronome que define atividade, condição, qualificação.
Por isso Kardec, sabiamente, não pergunta quem é Deus. Como identificá-lo? Onde nasceu? Qual sua origem, idade, natureza íntima?
Não estamos diante de mistérios no sentido teológico – assuntos proibidos. São apenas informações que escapam ao nosso entendimento no atual estágio evolutivo.
Seria o mesmo que ensinar álgebra a um recém-nascido.
Assim, limitou-se a perguntar quanto à qualificação de Deus e não quanto à identificação.
Ao responder que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, os mentores espirituais esgotaram o assunto, nos limites do entendimento humano.
A partir dessa idéia fundamental, Kardec desenvolveria as 1.019 Questões que compõem “O Livro dos Espíritos”.
Nele temos um roteiro indispensável em favor de nossa felicidade e bem-estar, inspirando-nos amor ao conhecimento, como exaltava Pitágoras, mas, sobretudo, levando-nos ao conhecimento do Amor, síntese das Leis Divinas, como ensinava Jesus.

Richard Simonetti 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seu comentário, ficamos felizes com suas contribuições.