segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os girassóis






"Você já viu um girassol?

Trata-se de uma flor amarela, muito grande, que gira sempre em busca do sol. E é por essa razão que é, popularmente, chamada de girassol.

Quando uma pequena e frágil semente dessa flor brota em meio a outras plantas, procura imediatamente a luz solar.

É como se soubesse, instintivamente, que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida.

E o que aconteceria à flor se a colocássemos em uma redoma bem fechada e escura?

Certamente, em pouco tempo, ela morreria.

* * *

Assim como os girassóis, nosso corpo físico também necessita da luz e do calor solar, da chuva e da brisa, para nos manter vivos.

Mas não é só o corpo físico que precisa de cuidados para prosseguir firme. O Espírito igualmente necessita da Luz Divina para manter acesa a chama da esperança.

Precisa do calor do afeto, da brisa da amizade, da chuva de bênçãos que vem do alto.

Todavia, é necessário que façamos esforços para respirar o ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis que nos envolvem.

Muitos de nós permitimos que os vícios abafem a nossa vontade de buscar a luz, e definhamos dia a dia como uma planta mirrada e sem vida.

Ou, então, nos deixamos enredar nos cipoais da preguiça e do desânimo e ficamos a reclamar da sorte, sem fazer esforços para sair da situação que nos desagrada.

É preciso compreender os objetivos traçados por Deus para a elevação de Seus filhos, que somos todos nós.

E para que possamos crescer, de acordo com os planos divinos, o Criador coloca à nossa disposição tudo o de que necessitamos.

É o amparo da família, que nos oferece sustentação e segurança em todas as horas...

A presença dos amigos nos momentos de alegria ou de tristeza a nos amparar os passos e a nos impulsionar para a frente.

São as possibilidades de aprendizado, que surgem a cada instante da caminhada, tornando-nos mais esclarecidos e preparados para decidir qual o melhor caminho a tomar.

Mas, o que acontece conosco quando nos fechamos na redoma escura da depressão ou da melancolia e assim permanecemos por vontade própria?

É possível que, em pouco tempo, nossas forças esmoreçam e não nos permitam, sequer, gritar por socorro.

Por essa razão, devemos entender que Deus tem um plano de felicidade para cada um de nós e que, para alcançá-lo, é preciso buscar os recursos disponíveis.

É preciso imitar os girassóis. Buscar sempre a luz, mesmo que as trevas insistam em nos envolver.

É preciso buscar o apoio da família, nos momentos em que nos sentimos fraquejar.

É preciso rogar o socorro dos verdadeiros amigos quando sentimos as nossas forças enfraquecendo.

É preciso, acima de tudo, buscar a Luz Divina que consola e esclarece, ampara e anima em todas as situações.

* * *

Quando as nuvens negras dos pensamentos tormentosos cobrirem com escuro véu o horizonte de tuas esperanças, e o convite da depressão rondar-te a alma, imita os girassóis e busca respirar o ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis.

Quando as dificuldades e os problemas se fizerem insuportáveis, tentando sufocar-te a disposição para a luta, lembra-te dos girassóis e busca a Luz Divina através da oração sincera."

2 comentários:

  1. Muito bom o texto.Uma explicação clara e perfeita sobre o que nos é oferecido por Deus para nosso aperfeiçoamento Espiritual.Pensamentos claros e positivos...Somos como flores que necessitam de Luz,calor para florescerem. Necessitamos desta Luz,que nos é fornecida através de nossas preces,nos momentos de escuridão,para nos ILUMINAR.Gostei muito do que li...

    ResponderExcluir
  2. Linda msg!!! No parágrafo que fala da depressão e melancolia, pensei comigo: mas como fazer uma pessoa com esse distúrbio compreender essa mensagem? Em seguida me veio a resposta, se a pessoa insiste em ficar nessa redoma escura, há uma maneira de mostrar a ela que com tantos recursos Divinos a agradecer, é preciso sair da lamentação urgentemente, levantar e seguir em frente e ao alto, assim como o girassol.
    Parabéns pelo belo texto!!

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário, ficamos felizes com suas contribuições.