terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A Sabedoria de Paulo, o Apóstolo


"...onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade."(II Coríntios, 3:17)
 
Coragem
"...também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança." (Romanos, 5:3-4)
"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos, 8:31)
"Pois estou convencido que nem morte nem vida, nem anjos nem autoridades celestiais, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus..." (Romanos, 8:35, 38-39)
"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Romanos, 12:12-13)
"Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes." (I Coríntios, 16:13)
"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna, que pesa mais do que todos eles." (II Coríntios, 4:16-17)
"E não cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." (Gálatas, 6:9)
"Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a preparação do evangelho da paz." (Efésios, 6: 14-15)
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." (Filipenses, 4:6)
"Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses, 4: 13)
"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio" (II Timóteo, 1:7)
"Suportem as dificuldades como disciplina; Deus os trata como a filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?" (Hebreus, 12:7)
"Assim, podemos dizer com confiança: o Senhor é meu ajudador, não temerei. Que me poderá fazer o homem?" (Hebreus, 13:6)

Riqueza e Pobreza
"Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade." (Filipenses, 4:12)
"...pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar." (I Timóteo, 6:7)
"Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos." (I Timóteo, 6:8)
"...pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males."(I Timóteo, 6:10)
"Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos." (I Timóteo, 6:10)
"...aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. Desta forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, e assim alcançarão a verdadeira vida." (I Timóteo, 6:17-19)
"Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que têm, porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei." (Hebreus, 13:5)

Renovação Espiritual
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação das suas mentes, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos, 12:2)
"Não sejam orgulhosos, mas adotem um comportamento humilde. Não sejam sábios a seus próprios olhos." (Romanos, 12:16)
"Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem." (Romanos, 12:21)
"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei ser dominado por coisa alguma." (I Coríntios, 6:12)
"Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes." (I Coríntios, 15:33)
"Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor." (Gálatas, 5:13)
"Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos..." (Gálatas, 6:10)
"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se homem velho, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e santidade provenientes da verdade." (Efésios, 4:22-24)
"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo..." (Efésios, 4:25)
"O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade." (Efésios, 4:28)
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que concedam graça aos que a ouvem." (Efésios, 4:29)
"Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade." (Efésios, 4:31)
"Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade." (Efésios, 5:8-9)
"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo." (Filipenses, 3:13-14)
"...tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (Filipenses, 4:8)
"Mantenham seus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas terrenas." (Colossenses, 3:2)
"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e cobiça, que é idolatria." (Colossenses, 3:5)
"Mas agora abandonem todas essas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no seu falar." (Colossenses, 3:8)
"Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador..." (Colossenses, 3:9-10)
"...revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência." (Colossenses, 3:12)
"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança." (Colossenses, 3:23-24)
"Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e nisto não há acepção de pessoas." (Colossenses, 3:25)
"Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão do desejo desenfreado como os pagãos que desconhecem a Deus." (I Tessalonicenses, 4:3-5)
"Alegrem-se sempre." (I Tessalonicenses, 5:16)
"Afastem-se de toda forma de mal." (I Tessalonicenses, 5:22)
"...busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão." (I Timóteo, 6:11)
"Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz..." (II Timóteo, 2:22)
"Evite as controvérsias tolas e fúteis..." (II Timóteo, 2:23)
"...estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e demonstrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens." (Tito, 3:1-2)
"...que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens." (Tito, 3:8)

Amor 
"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal." (Romanos, 12:9)
"Abençoem aqueles que os perseguem, e não os amaldiçoem." (Romanos, 12:14)
"Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram." (Romanos, 12:15)
"Não retribuam a ninguém mal por mal." (Romanos, 12:17)
"Façam todo o possível para viver em paz com todos." (Romanos, 12:18)
"...aquele que ama a seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: 'Não adulterarás', 'não matarás', 'não cobiçaras', e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: 'Amarás a teu próximo como a ti mesmo'. Portanto, o amor é o cumprimento da lei." (Romanos, 13:8-10)
"Portanto, você, por que julga seu irmão? Ou por que despreza seu irmão? Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto deixemos de julgar uns aos outros." (Romanos, 14:10, 12-13)
"...aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou..." (Romanos, 15:7)
"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine." (I Coríntios, 13:1)
"Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei." (I Coríntios, 13:2)
"Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá." (I Coríntios, 13:3)
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor." (I Coríntios, 13:4-5)
"O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo protege, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (I Coríntios, 13:6-7)
"O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará." (I Coríntios, 13:8)
"Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor." (I Coríntios, 13:13)
"Façam tudo com amor." (I Coríntios, 16:14)
"Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros." (Gálatas, 5:26)
"Levem os fardos pesados uns dos outros e, dessa forma, cumprirão a lei de Cristo." (Gálatas, 6:2)
"Sejam completamente humildes e dóceis, pacientes, suportando uns aos outros em amor." (Efésios, 4:2)
"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." (Efésios, 4:32)
"Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou..." (Efésios, 5:1-2)
"Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." (Colossenses, 3:13)
"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito." (Colossenses, 3:14)
"Vivam em paz uns com os outros." (I Tessalonicenses, 5:13)
"Tenham o cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (I Tessalonicenses, 5:15)
"Se alguém não cuida de seus parentes e, especialmente, dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente." (I Timóteo, 5:8)
"Seja constante o amor fraternal." (Hebreus, 13:1)

"Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sofrendo no corpo." (Hebreus, 13:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seu comentário, ficamos felizes com suas contribuições.