A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a
obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito
ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negação do
sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a
resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto
carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O
pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o
egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes
que a antigüidade material desprezava. Ele veio no momento em que a
sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer
que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do
sacrifico e da renúncia carnal.
Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou
do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a
atividade intelectual; seu vicio é a indiferença moral. Digo, apenas,
atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só,
horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a
atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos
brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época.
Submetei-vos à impulsão que vimos dar aos vossos espíritos; obedecei à
grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do
espírito preguiçoso, ai daquele que cerra o seu entendimento! Ai dele!
porquanto nós, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe
aplicaremos o látego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da
dupla ação do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa terá de,
cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que são
brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos.
- Lázaro. (Paris,
1863.)
Allan Kardec. Da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 112 edição. Livro eletrônico gratuito em http://www.febnet.org.br. Federação Espírita Brasileira. 1996.
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